O que é um cientista de dados? Salário, habilidades e como se tornar um

É dever dessa pessoa cuidar do deploy do modelo ou algoritmo de análise para que ele seja utilizado no dia a dia, como parte de outra aplicação. Em alguns problemas, a modelagem ou a análise com inteligência artificial é o principal objetivo; em outros, é apenas um complemento dispensável. Uma pessoa cientista de dados é, sobretudo, uma pessoa com o poder de gerar mudanças significativas em seu contexto.

  • Nesse sentido, a pessoa profissional precisa saber como encontrar padrões e tendências nos dados, a partir de manipulações de funções e recursos já existentes em bibliotecas como o Pandas e Matplotlib.
  • Familiaridade com ferramentas como o Tableau, Excel, Power BI e outras plataformas de visualização de dados é importante para apresentar resultados de forma clara e compreensível.
  • Caso isso aconteça, a informação poderá estar disponível quando ninguém mais precisar dela.
  • Essa carreira em dados une o conhecimento em Engenharia de Software, em Ciência de Dados e em Machine Learning.
  • Um cientista de dados geralmente trabalha em conjunto com os setores de tecnologia e negócios.
  • Assim como você, outras pessoas também assistiram aos filmes A, B e C, mas também viram o D.

Além disso, Python é uma linguagem de propósito geral, o que significa que além de ciência de dados, você pode usá-la para desenvolvimento web, automação e muito mais. Acompanhar blogs e podcasts dedicados à ciência de dados pode fornecer insights valiosos e dicas práticas. A leitura curso de cientista de dados de livros dedicados à ciência de dados é uma maneira eficaz de aprofundar seus conhecimentos na área. Existem várias plataformas de aprendizado online que oferecem cursos especializados em ciência de dados. Aprenda habilidades em tecnologia na prática e com mentoria individual.

Estudar de Matemática e Estatística

Como mencionado, não há teoria sem prática, assim como não há prática sem teoria. As universidades ainda estão adaptando seus cursos superiores, lembrando que as ferramentas e técnicas de Big Data mudam muito rapidamente. Adicionalmente, para modelar soluções, ele deverá possuir bons conhecimentos em outras áreas correlatas, tais como Matemática, Estatística, Algoritmos, Marketing e Economia.

A primeira etapa, que cuida da coleta e preparação dos dados, é o que pode ser chamado de engenharia de dados. O processo de análise e modelagem é classificado geralmente de data science propriamente dito e pode até ganhar o nome de mineração de dados. Um exemplo prático disso é a discussão acerca de dados e privacidade no mundo contemporâneo. As pessoas geram muitos dados que são úteis para empresas e cientistas de dados em suas aplicações. Além de conhecer e dominar as dimensões matemáticas, estatísticas e computacionais, a pessoa cientista de dados também precisa de uma compreensão ética acerca de sua profissão e das implicações dela para a sociedade.

O que faz um cientista de dados? Exemplos na prática

“Se você veio da computação, talvez o seu maior desafio seja a área de estatística. Caso você tenha vindo da estatística, a área de computação https://deliriumnerd.com/2024/04/22/cientistas-de-dados-empresas/ talvez seja a mais difícil”, explica. Ele encontra a linguagem e as referências que o executivo tem e evita usar nomes e termos técnicos.

como se tornar um cientista de dados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *